Últimas
quinta-feira, 24 de julho de 2014

Dez dicas para melhorar o seu desempenho na reta final para o Enem

Faltam pouco mais de três meses para o Enem 2014. Depois de uma intensa preparação que, para muitos, começou ainda no ano passado, o que fazer nesta reta final? Organizei dez dicas que, seguidas à risca, podem contribuir para um excelente resultado em novembro. Tem outra dica que funcionou para você? Compartilhe com a gente no espaço para comentários.

1. Faça um plano de estudos. Distribua as matérias ao longo da semana e dedique-se várias horas, todos os dias. Para cada sessão de estudos, defina: duração, temas e materiais necessários. Escolha os horários em que sabe que sua mente vai render mais.
2. Resolva provas anteriores do Enem e de outros concursos. De todos os métodos para se preparar para provas, esse é um dos que mais funcionam, segundo pesquisa recente da Kent State University (Ohio, EUA). Ao resolver as questões, responda mentalmente cada problema, antes de olhar as alternativas. Se não souber, não chute; pesquise até descobrir a resposta correta. Nunca decore o que não entendeu. Tente explicar os conteúdos com suas palavras e, quando tiver dúvidas, peça ajuda a um professor ou um colega.
3. Faça treinos como se estivesse no próprio dia do Enem, sem consulta e trabalhando direto até terminar o teste. Responda primeiro as questões mais fáceis e só então se dedique às difíceis. Cronometre o tempo de prova para ter certeza de que, no dia, você saberá administrá-lo bem.
4. Dê prioridade às áreas que precisa estudar mais, indo dos pontos mais simples para os mais complexos. Para saber quais são suas deficiências, faça exercícios que sirvam como auto-avaliação.
5. Fuja dos vilões que tiram a concentração, como as redes sociais, o celular, a TV e os games. É preciso ter foco. Reserve um momento do dia para acessar dispositivos eletrônicos, mas nunca interrompa o estudo. Se cada vez que você ouvir o toque de uma nova mensagem, parar para olhar, o tempo não vai render. Se na sua casa não houver um ambiente tranquilo, busque outra alternativa, como por exemplo uma biblioteca.
6. Crie a rotina de ler jornais e sites de notícias, sobretudo os artigos e colunas que fazem análises, como as seções de “opinião”. Isso será útil tanto para a redação, como para as provas das áreas, que costumam trazer questões relacionadas a fatos do cotidiano. Escolha alguns temas e, como exercício, faça seus próprios textos dissertativos, lembrando de pensar soluções efetivas e viáveis para os problemas abordados.
7. Use os recursos da internet para esclarecer dúvidas e fixar conteúdos. Há aulas e provas disponíveis de graça na web. O YouTube Edu, por exemplo, tem 8 mil vídeos com conteúdos do ensino médio.
8. Priorize o estudo. Lembre que não basta ser aprovado no Enem, é preciso alcançar uma boa nota para estudar nas melhores universidades. Mas não há receita mágica, isso é resultado de muito esforço. Com certeza vale a pena, por exemplo, abrir mão de algumas baladas - inclusive porque dormir bem ajuda bastante nessa hora.
9. Comece já. Não espere o dia seguinte. Especialistas em organização do tempo dizem que adiar os compromissos pode se tornar um vício, e a melhor maneira de vencê-lo é fazer logo as coisas mais importantes. Então, mãos à obra!
10. Encontre momentos para baixar o estresse e amenizar a pressão. Não adianta esquecer da família, dos amigos e da vida social. Busque o equilíbrio.
Você precisa estar emocionalmente preparado. Faça atividades físicas, elas são fundamentais para manter a cabeça ativa e seu organismo em bom funcionamento. Procure encarar este desafio com uma atitude positiva, que lhe lhe trará serenidade e autoconfiança no dia das provas.
  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Dez dicas para melhorar o seu desempenho na reta final para o Enem Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação