Últimas
quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Vox Populi desmente que tenha realizado pesquisa sobre sucessão no Ceará

O presidente do instituto de pesquisa Vox Populi, Francisco Pereira de Meira, alerta para uma falsa pesquisa sobre a sucessão no Ceará que vem circulando nas redes sociais. Segundo Chico Meira, o instituto não registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nenhuma pesquisa de intenção de voto referente às eleições no Estado, de modo que quaisquer números divulgados a este respeito são inverídicos.


Está sendo divulgado na Internet o resultado falso de uma pesquisa supostamente realizada no dia 27 de agosto de 2014, na qual o candidato Eunício Oliveira (PMDB) apresenta 39% das intenções de voto dos cearenses, seguido de Camilo Santana (PT), com 27%; Eliane Novais, com 6% e Ailton Lopes (PSOL), com 4%.


O prefeito de Sobral, José Clodoveu de Arruda (PT), foi um dos internautas a disseminar a falsa pesquisa em sua página pessoal no Facebook. Veveu Arruda, como é conhecido, garantiu que não agiu de má fé, simplesmente, compartilhou uma informação sem antes checar sua veracidade, prática corriqueira entre os usuários da rede social. Também como costuma acontecer com os chamados "memes da internet", a autoria da peça é desconhecida.


NÚMEROS REAIS X NÚMEROS FALSOS

Vale lembrar que a última pesquisa válida, devidamente registrada no TSE, referente aos índices de intenção de voto na disputa pelo Palácio da Abolição foi o levantamento O POVO/Datafolha realizado entre os dias 11 e 13 de agosto, segundo o qual, Eunício tinha 47% das intenções de voto; Camilo, 19%; Eliane, 7%; e Ailton, 4%.


Confrontando os dados das duas pesquisas, é possível ver que o "meme eleitoral" traz uma  queda brusca do candidato peemedebista, que permanece na liderança, mas perde 8 pontos de vantagem e uma recuperação significativa do candidato petista, que ganha 8 pontos na disputa. A pesquisa falsa apresenta, ainda, a perda de um ponto da deputada pessebista e a manutenção dos 4 pontos do sindicalista. Esse resultado, no entanto, não condiz com o cenário real, uma vez que o presidente Chico Meira garantiu que o instituto não fez nenhum registro de pesquisa e que os dados divulgados são falsos.


Para ter um panorama verdadeiro sobre o cenário eleitoral local, os cearenses devem aguardar a próxima pesquisa de intenção de voto, que será realizada pelo Ibope e divulgada pelo Sistema Verdes Mares no próximo dia 3 de setembro. 
  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Vox Populi desmente que tenha realizado pesquisa sobre sucessão no Ceará Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação