Últimas
terça-feira, 23 de setembro de 2014

Eunício Oliveira propõe impulso para a vocação pesqueira do Ceará

O candidato da Coligação “Ceará de Todos” ao Governo do Estado, Eunício Oliveira, reuniu-se na manhã desta terça-feira (23), com pescadores e representantes de entidades do setor da aquicultura cearense. Na ocasião, Eunício firmou compromisso de colocar a administração estadual para dialogar com a área e incentivar a atividade, que hoje se encontra abandonada, de acordo com os reclames dos que fazem o cotidiano da pesca no Ceará. Vários candidatos da coligação aos cargos de deputado estadual e federal prestigiaram o encontro.

“Hoje, somos um gigante esquecido e muitas vezes negligenciado pelas autoridades. O Governo do Estado teve a ideia de criar a Secretaria de Pesca e Aquicultura, porém, após a gestão de três secretários, ainda não tivemos nenhum resultado positivo para a atividade”, lamentou Max Mapurunga, que discursou em nome das entidades. Ele leu uma carta direcionada a Eunício, na qual está descrito um diagnóstico da atividade e colocadas as reivindicações ao candidato.

Segundo Max, o Ceará é o primeiro estado brasileiro em exportação de pescados, o maior em produção de camarão em cativeiro e o quinto maior produtor de tilápia. No tocante à lagosta, nosso estado responde por 65% das exportações brasileiras de lagosta, sendo detentor de 1.784 licenças de pesca do referido crustáceo. “O Ceará é possuidor de 11 estabelecimentos com Serviço de Inspeção Federal e é o primeiro do Norte/Nordeste a ter, em 2014, instalada uma fábrica de conserva de pescado com capacidade de mais de R$ 11 milhões de latas por mês”, enalteceu.

Ao elencar a vocação e as potencialidades do estado para o setor, Max concluiu a fala solicitando que Eunício, chegando ao governo do Estado, não apenas mantenha a Secretaria de Pesca e Aquicultura, mas coloque para geri-la uma pessoa que conheça a área e que entenda de suas necessidades.  “É imprescindível que o Governo mantenha conosco um diálogo constante. Precisamos ser ouvidos, pois somos nós que lidamos com a pesca no dia a dia”, reivindicou.

A presidente do Sindicato de Frio e Pesca do Estado do Ceará (Sindfrio), Elisa Gradvhol Bezerra, reforçou que o setor da pesca e aquicultura foi “abandonado pelo Governo do Estado”. Um dos principais problemas vividos hoje está relacionado às embarcações, que diminuíram em quantidade e em requisitos para se manter em atividade. Ela ainda destacou que o relacionamento com órgãos como o Ministério da Agricultura e com o Ibama está enfrentando dificuldades.

O ex-prefeito de Aracati, Expedito Ferreira, que representa o setor da pesca no município, destacou a batalha que os produtores e pescadores precisam enfrentar todos os dias. Ele ressaltou ainda que a área gera milhares de empregos e que merece mais atenção por parte do Poder Público. “Eunício, leve essas reivindicações, que partem de uma área tão sofrida. Tenho certeza de que você será o próximo governador do Ceará e, então, nosso estado voltará a ter muito orgulho do setor da pesca”, disse.

Ao acolher as reivindicações dos pescadores e das entidades, Eunício declarou que um governador não pode desperdiçar a oportunidade de dialogar com a sociedade. Ele disse que em muitos momentos discutiu os temas levantados pelo setor durante seus mandatos no Congresso Nacional, e que para vários deles não há muitas dificuldades de implementação. Um dos exemplos que ele citou foi a adaptação de barcos às exigências da legislação, que atualmente não conta com auxílio do Poder Público, especialmente no tocante ao financiamento para a modernização das embarcações.

Eunício comprometeu-se ainda em manter a Secretaria de Pesca e Aquicultura, mas assegurou que indicará um gestor que conheça efetivamente e área. “Não se pode criar uma secretaria apenas para constituir mais um órgão burocrático. É preciso que se cuide do setor, senão, gera ainda mais dificuldades. O poder, às vezes, distancia o governante da sociedade, e vou com isso. Não tenho chefe político. Meu único compromisso é com o povo do Ceará”, afirmou.

Após a fala de Eunício, o pescador artesanal Posidônio Soares Filho, da colônia Z-8 de Fortaleza, fez um emocionado depoimento de apoio ao candidato peemedebista. “Todos nós somos importantes naquilo que fazemos. Observo na personalidade de Eunício a sinceridade de quem vem de baixo e que venceu, além da vontade de fazer pessoalmente. Eunício, você é um homem voltado para a base da pirâmide, que são os trabalhadores. Observe nossa pauta para que, amanhã, tenham as portas do governo abertas ao diálogo”.

Participaram do encontro representantes do Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura (Conepe), Paulo Gonçalves, do Sindicato de Frio e Pesca do Estado do Ceará (Sindfrio), Elisa Gradvhol Bezerra, da Colônia de Pescadores Z-8 (Fortaleza), Posidônio Soares Filho, Sindicato dos Pescadores do Estado do Ceará, José Arteiro de Miranda, da Associação dos Armadores de Pesca do Estado do Ceará, José Wilson dos Santos, Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Ceará, Eliseu Charles Monteiro, Associação Cearense dos Criadores de Camarão, Cristiano Peixoto Maia, Associação Cearense de Aquicultura, Camilo Morais Diógenes, Associação dos Vendedores de Pescado do Mercado São Sebastião, Sr. Valdecir, Associação dos Armadores de Pesca de Camocim, Chiquinho do Peixe, Associação dos Armadores de Pesca do Fortim, José Carlos Peixoto, Colônia de Pesca Z-10 (Caponga), Francisco da Caponga, setor pesqueiro região de Aracati, Expedito Ferreira, e setor pesqueiro região de Icapuí, Flávio Gondim.

* Com informações do "Ceará de Todos"
  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Eunício Oliveira propõe impulso para a vocação pesqueira do Ceará Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação