Últimas
sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Governo Federal entrega 1,7 mil títulos a agricultores cearenses

agricultores familiares cearenses de Limoeiro do Norte receberam, nesta quinta-feira (25), títulos de propriedade de posse da terra. Ao todo foram entregues 1,7 mil títulos, que além de garantir mais segurança aos agricultores possibilitam o acesso ao crédito e as demais políticas públicas, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida.

A ação é parte final de um convênio do Ministério do Desenvolvimento Agrário - por meio do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária - e o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE). A iniciativa já beneficiou mais de 11,6 mil agricultores familiares, em 10 municípios cearenses.

“Com a entrega desses títulos, concluímos mais esta etapa. A meta do MDA é universalizar a politica de regularização fundiária no Ceará, beneficiando mais de 200 mil famílias”, informou o secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida.

Oportunidade

Idelson Faustino Guimarães disse que o pai Faustino Rodrigues Guimarães, hoje com 80 anos, já havia desistido de registrar a propriedade da terra em que vivem. “Nunca tivemos condições para pagar uma escritura, dificuldade que nos impedia de ter um documento oficial da terra. Só tínhamos o recibo de compra e venda, que para o banco não valia nada”, explicou.

Responsável pela propriedade do pai, Idelson conta que chegava ao banco para pedir crédito e não conseguia recursos para melhorar a produção de limão e diversificar o plantio. Mas acredita que, agora, com o título vai conseguir avançar. “Com o documento oficial vamos ter novas oportunidades. Queremos plantar banana, feijão e milho e melhorar de vida”, relatou.

Para Eliete Guimarães, que nasceu e cresceu na propriedade regularizada, de 2,5 hectares, o título tem dupla importância. “Há muitos anos que esperamos por isso, porque terra sem papel é terra sem valor. Agora, com o título, além de poder pegar financiamento vou também provar que sou agricultora e com isso me aposentar. Parece um sonho”, disse entusiasmada.

Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária (PCRF)

Criado em 2003, o programa tem como objetivo promover a regularização fundiária de áreas devolutas estaduais, viabilizando, por meio da titulação, a permanência dos agricultores na terra e o desenvolvimento local.

Gerido pela Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA, o programa é executado em parceria co
m os Institutos de Terras estaduais, apoiando nas ações de regularização e no ordenamento fundiário.

* Com informações do MDA

  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Governo Federal entrega 1,7 mil títulos a agricultores cearenses Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação