Últimas
terça-feira, 14 de outubro de 2014

Assembleia do Ceará é a primeira casa legislativa a receber Selo Verde

O Ministério do Meio Ambiente reconheceu os benefícios socioambientais do trabalho realizado pela Assembleia Legislativa do Ceará por meio do programa AL Sustentável.

A Casa recebeu, no último dia 13 de outubro, o Selo A3P Verde, que é conferido às instituições públicas em reconhecimento ao empenho na implementação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente.

A Assembleia Legislativa do Ceará foi o primeiro parlamento estadual do País a aderir à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), que visa estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, com economia de recursos naturais e redução de gastos institucionais.

A iniciativa rendeu o reconhecimento à Assembleia cearense como a primeira casa legislativa do Brasil a receber a certificação Selo A3P Verde. De acordo com o coordenador da agenda ambiental da Casa, Joscely Tabosa, esse é um “reconhecimento nacional que dá destaque imenso ao trabalho que vem sendo realizado e demonstra que a Assembleia é parte atuante em ações de sustentabilidade”.

Joscely Tabosa explica que o Ministério do Meio Ambiente adota critérios de avaliação desde condições de trabalho, economia de energia, de água, reaproveitamento, doação e transformação de materiais, entre outros.
 
Ele ressalta também que as iniciativas do programa AL Sustentável vão além das ações ambientais e têm um papel social importante para melhorar a renda de catadores e oferecer melhorias de vida e condição para os trabalhadores. Além disso, o programa tornou-se um multiplicador, ao promover a orientação sobre reciclagem para os funcionários da Casa, por meio de palestras, além de promover a doação de materiais para instituições.

Desde a criação do programa AL Sustentável, em 2012, foram doadas 25 toneladas de materiais recicláveis, as quais foram encaminhadas para cinco instituições catalogadas para receber essas doações. As pilhas e baterias são enviadas para o programa Ecoleta, coordenado pela Coelce, que faz o descarte adequado desses materiais.

* Com informações da AL/CE
  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Assembleia do Ceará é a primeira casa legislativa a receber Selo Verde Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação