Últimas
sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Operação integrada prende dez adultos e apreende dois menores

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) realizou, nesta terça (04) e quarta-feira (05), a “Operação Brasil Integrado III – Ação Fronteiras e Nordeste”, no Ceará. Com a participação das Polícias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Militar (PM) e Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Perícia Forense (Pefoce), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), a operação teve como foco o combate interestadual à pratica de roubo a bancos com uso de explosivos, crime organizado e conexos. Nove estados do Nordeste e 11 estados que fazem fronteiras com os países da América do Sul estiveram envolvidos na ofensiva.
Ações
Durante dois dias de operação, foram montadas 161 barreiras e bloqueios policiais, onde foram designados 1.782 agentes das forças de segurança federais e estaduais, estando entre eles: 1.262 da PM, 406 da PC, 12 do CBMCE, 12 da PF, 70 da PRF e 20 das forças parceiras – Abin e Sefaz.
Foram abordadas 5.108 pessoas e revistados 3.230 veículos, dentre carros, motos, ônibus e caminhões. Desse total, foram apreendidos 11 veículos. Além disso, oito pessoas foram presas em flagrante e outras duas por mandando de prisão em aberto, além da apreensão de dois menores.
O destaque da ação se dá pela integração entre as forças de segurança federais e estaduais. Segundo o representante da Coordenadoria Integrada de Segurança Pública do Nordeste (CISP/Nordeste) no Ceará, Delegado Fernando Menezes, a troca de informações e de conhecimento entre todos os setores dos órgãos envolvidos traz, além de experiência, maior agilidade nos procedimentos. “A integração entre as forças leva a informações precisas, atividades ostensivas conjuntas e a familiaridade das operações.
Desta maneira, podemos equacionar uma operação de forma mais harmônica, uma vez que as diferenciadas formas de abordagens levam ao êxito total da operação”, ressalta.
A “Operação Brasil Integrado – Ação Nordeste” teve a primeira edição realizada nos dias 02, 03 e 04 de setembro de 2014, com foco no combate ao crime organizado e na pratica de roubo interestadual de bancos. A segunda edição, realizada no último dia 14 de outubro, teve como principal objetivo a transferência de presos de alta periculosidade para presídios federais.
Sobre a CISP/Nordeste
As ações são decorrentes da Portaria n.º 1.395, de 20 de agosto de 2014, da lavra do Ministério da Justiça (MJ), que instituiu a Coordenadoria Integrada de Segurança Pública do Nordeste (CISP/Nordeste), da qual o Estado do Ceará faz parte, com a finalidade de promover a integração entre os órgãos e instituições para o enfrentamento ao crime organizado – a exemplo dos roubos a bancos, tráfico de drogas, armas, explosivos e produtos correlatos, além de prisões de acusados procurados por homicídios e roubos.
Assaltante de bancos é capturado
Noé de Paula Moreira, forte articulador de roubo a bancos, foi um dos presos durante a “Operação Brasil Integrado III – Ação Fronteiras e Nordeste”. A captura aconteceu na terça-feira (04), em uma operação que teve a participação da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS e Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).
Noé foi apontado por comparsas, que foram abordados no momento em que praticariam assalto a uma agência bancária no bairro Farias Brito, Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), de Fortaleza. A ação criminosa foi impedida pela Polícia, que, munida das informações repassadas, seguiu em diligências e localizou Noé em uma residência, no bairro Henrique Jorge, na AIS 2 da capital. Com ele, a Polícia apreendeu uma pistola calibre 9 mm, e, dentro da residência- localizada à Rua Antônio Ivo, 575; certa quantidade de maconha. Ainda no local, policiais localizaram um plano de fuga previsto para ser realizado em um presídio.
No momento da abordagem policial, Noé resistiu à prisão e tentou fugir, sendo capturado. Ele já responde a processos por dois homicídios, duas ameaças, três portes de arma, três roubos, um tráfico de drogas e três crimes de trânsito.
  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Operação integrada prende dez adultos e apreende dois menores Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação