Últimas
sábado, 3 de janeiro de 2015

Forquilha Participará do Projeto de Qualificação Profissional Para Jovens E Adultos No Ceará

Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), e a Fundação Roberto Marinho qualificam estudantes para o mundo do trabalho, com foco nas áreas de Administração e de Turismo e Hospitalidade
 
 O Plano Nacional de Educação (PNE), estabelece 20 metas e estratégias para o setor nos próximos dez anos, dentre elas a oferta de, no mínimo, 25% das matrículas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na forma integrada à educação profissional, nos ensinos fundamental e médio (meta 10). De acordo com o IBGE (PNAD, 2009), apenas 22,4% das propostas de cursos de qualificação profissional são oferecidas em instituições públicas de ensino do país e 70% dos trabalhadores brasileiros nunca frequentaram cursos de qualificação profissional. No Brasil, são 80 milhões de jovens e adultos aptos ao ingresso na educação profissional.
 
Atentos a esse cenário e à meta 10 do PNE, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), e a Fundação Roberto Marinho implantaram o projeto Qualifica Educação Profissional EJA em 39  escolas da rede estadual de ensino de Fortaleza e de outros 12 municípios (Sobral, Senador Sá, Mucambo, Moraújo, Groaíras, Forquilha, Coreaú, Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Caucaia e Aquiraz) em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, o programa ofereceu qualificação profissional para 1.300 estudantes, dos 16 aos 60 anos de idade, em oficinas com foco nas áreas de Administração e de Turismo e Hospitalidade.
 
Os cursos do Qualifica são elaborados a partir de uma pesquisa sobre o atual cenário de demandas de formação profissional no Brasil, adequados às orientações constantes na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), e têm carga horária de 180hs/aula cada. Para ampliar as chances de inserção no mundo do trabalho, cada área de conhecimento tem uma saída da CBO: no curso de Administração, a saída é assistente administrativo, e no curso de Turismo e Hospitalidade, ao concluir o curso o estudante estará apto a trabalhar como organizador de eventos.
 
“O atual momento de bônus demográfico do país e a meta 10 do PNE vão ao encontro do nosso desafio de ampliar as oportunidades de qualificação da juventude brasileira para o mundo do trabalho”, avalia Aparecida Lacerda, gerente geral de educação profissional da Fundação Roberto Marinho. “Com o Programa Qualifica Educação Profissional Ceará, os estudantes têm a possibilidade de ser protagonistas de sua formação, e têm oportunidades de qualificação em áreas com demandas crescentes de mercado: administração e turismo e hospitalidade”, conclui.
 
Para o secretário da Educação do Ceará, Maurício Holanda, a Seduc que já prepara jovens entre 15 e 17 anos para o mercado de trabalho em 108 Escolas Profissionais, experimentou um novo modelo de atendimento ao implantar o Curso Qualifica Profissional EJA. Desta vez, destinado a alunos da Educação de Jovens e Adultos. "O Curso utiliza metodologia adequada ao perfil e características dos estudantes dessa modalidade de ensino e os conteúdos são apresentados a partir de uma prática educacional que estimula autonomia, iniciativa, criatividade e possibilita estabelecer relações entre os conteúdos em estudo e a vivência dos alunos" - destaca.
  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Forquilha Participará do Projeto de Qualificação Profissional Para Jovens E Adultos No Ceará Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação