Últimas
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Ceará registra 76 mortes violentas durante o carnaval

Na tarde desta quinta-feira (19), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará, em conjunto com as suas vinculadas Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, apresentou o resultado da Operação Carnaval 2015. Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa, nas dependências da SSPDS. A operação iniciou na sexta-feira (13) às 18 horas e durou até às 6 horas dessa quarta-feira (17). Também participaram órgãos da Prefeitura Municipal de Fortaleza – Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Guarda Municipal de Fortaleza, Defesa Civil do Município, Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) –, além da Secretaria do Turismo do Estado.

Durante o período, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) abordou 19,3 mil veículos nas rodovias estaduais. Destes, 718 foram apreendidos, com uma diferença de 107 veículos a mais do que o ano de 2014. Já em relação ao registro de acidentes nas estradas, houve redução de 62 ocorrências. Neste ano, foram contabilizados 48, ocasionando 11 mortos. Em 2014, foram registrados 110 acidentes, com 17 mortes. Contudo, as autuações pela Lei Seca aumentaram. Foram 429 neste ano, 30 casos a mais do que no ano passado. Neste carnaval, 424 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram apreendidas, enquanto em 2014 foram 398.

Como resultado do trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar, o número de afogamento fatais registrados no Estado caiu de cinco (05) em 2014 para três (03) no Carnaval deste ano. Foram resgatadas com vida 104 pessoas durante o feriado, sendo 33 a mais do que no ano passado. No total, foram registradas 6.944 ações de prevenção.

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS atuou na Operação Carnaval 2015 com sete aeronaves, totalizando 57 horas de vôo em missões como remoções aeromédicas, resgate em afogamento, apoio à Marinha do Brasil, vôos de patrulhamento e apoios a operações policiais, entre outras. Ao todo, foram atendidas 66 demandas operacionais. Entre as sete aeronaves, duas são operacionais multimissão, equipadas com UTI aérea.

Armas apreendidas
Também houve um aumento na apreensão de armas de fogo durante o Carnaval. A Polícia aprendeu 75 armas. Destas, 24 foram em Fortaleza, 11 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 40 no interior do Estado. Em 2014, o número de apreensões foi de 61.

Foram presas e apreendidas em flagrante 522 pessoas. A maioria, no interior, com 314 autuações. A Capital e RMF somaram 208 autuações.

CVLI
Os números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), comparados com 2014, permaneceram estáveis na Capital e RMF, com 25 e 13 casos, respectivamente. Já no interior, os números oscilaram. No Norte do Estado, houve uma queda de 16 CVLI em 2014 para 15 neste ano. Contudo, no Interior Sul, foram 23 delitos. Um aumento de seis casos, se comparado a 2014, quando houve 17 infrações dessa natureza na região. Ao todo, foram registrados 76 CVLI no Ceará durante o feriado de 2015. Em 2014, foram 71. Apesar da leve alta registrada, as forças de segurança consideraram o Carnaval deste ano tranqüilo, uma vez que nos locais de concentração de festa houve poucas ocorrências.

O aumento verificado no período foi puxado por uma tendência de alta que vem se apresentando no Interior Sul. Com o objetivo de reverter a situação, o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, acompanhado do Delegado Geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, do Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Giovani Pinheiro, e do Comandante Geral dos Bombeiros, Cel. Carlos Gurgel, se dirigiu a Juazeiro do Norte nesta quinta-feira (19), onde está sendo realizada uma série de reuniões. Uma força tarefa, sob responsabilidade do Comandante Geral adjunto da PM, Cel. Hervano Macedo, foi designada para combater os crimes na região.

* Com informações da SSPDS.
  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Ceará registra 76 mortes violentas durante o carnaval Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação