Últimas
terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Moisés Braz é o primeiro trabalhador rural empossado como deputado na Assembleia

 Assembleia Legislativa do Ceará realizou neste domingo (1º) a solenidade de posse dos deputados estaduais para a legislatura 2015-2018. O evento, que contou com a presença do governador Camilo Santana (PT) e elegeu a nova Mesa Diretora da Casa, marcou a posse do primeiro trabalhador rural como deputado estadual no Parlamento Cearense.

Maior liderança sindical rural do estado, Moisés Braz Ricardo chegou ao legislativo após conquistar 75.027 votos em todos os municípios cearenses nas eleições de outubro do ano passado. Ele foi o deputado mais bem votado do Partido dos Trabalhadores, o 5º da coligação e o 10º colocado entre os 46 parlamentares da Casa.

“Nosso mandato é fruto de uma construção política que nasceu no movimento sindical rural cearense, representante de mais de 700 mil trabalhadores filiados aos 183 sindicatos rurais do Estado e também recebeu apoio do movimento sindical urbano, principalmente da Região Metropolitana de Fortaleza. Na Assembleia, vamos defender os trabalhadores, o PT e os governos Camilo Santana e Dilma Rousseff”, afirmou o novo deputado, que agradeceu ao apoio de companheiros do movimento sindical, como a Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE), e os sindicatos dos Metalúrgicos, Comerciários e Bancários, além de entidades e organizações da sociedade civil.

Moisés Braz Ricardo nasceu em 5 de setembro de 1963 no município de Massapê, Ceará, filho de Pedro Alcântara Ricardo e Maria Aparecida Braz Ricardo. Trabalhador rural, ainda jovem iniciou sua militância na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e Movimento de Educação de Base (MEB). Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Massapê, entre 1990 e 1993, e foi coordenador regional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Ceará (Fetraece), de 1993 a 1996. Exerceu ainda o cargo de vice-presidente do STTR de Massapê em 1998, antes de assumir a Secretaria de Finanças da Fetraece, de 2001 a 2005, entidade para a qual acabou sendo eleito presidente por duas gestões (2005-2009 e 2010-2013) e posteriormente vice-presidente. Fundou e presidiu ainda o PT de Massapê.

Entre as bandeiras a serem defendidas por Moisés na Assembleia estão o fortalecimento cada vez maior da Agricultura Familiar com assistência técnica, terra, água, crédito e inclusão socioeconômica de jovens, mulheres e da terceira idade; a Reforma Agrária; a luta do movimento sindical de trabalhadores rurais e urbanos e o diálogo das Organizações da Sociedade Civil Organizada (ONGs) com os Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipais com vistas à construção e implementação das Políticas Públicas.

Fonte: assessoria.


  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Moisés Braz é o primeiro trabalhador rural empossado como deputado na Assembleia Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação