Últimas
terça-feira, 20 de outubro de 2015

Bombeiros de Fortaleza reforçam combate a incêndio florestal na Ibiapaba

 O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) envia reforço de recurso humano para atuar no combate ao incêndio florestal que atinge a região da Ibiapaba. Até então, guarnições de Sobral e Marco já atuam no local, em parceria com a equipe Prevfogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), que é especializada neste tipo de incêndio.
No total, serão 43 bombeiros militares atuando diariamente na operação. Participam também desta ação conjunta os brigadistas do Parque Nacional da Ibiapaba e voluntários. O incêndio na Ibiapaba, pelas características da região florestal, contudo, não atingiu áreas habitadas nem propriedades particulares.
Em todo o mundo, os incêndios florestais são um grande desafio em razão da vasta área que atingem, da grande quantidade de focos simultâneos, do difícil acesso que as equipes tem para chegar a estes focos por se tratar, geralmente, de matas fechadas e da incidência de ventos que aceleram o processo como um todo.
Diferente de outros incêndios (em edificações, veículos, etc.) em que se pode utilizar uma viatura de combate a incêndio para o ataque rápido, o incêndio florestal é feito por equipes de homens que adentram em diversos pontos da vegetação munidos de abafadores, bombas costais e material de corte. É um trabalho que exige paciência devido à sua complexidade.
O CBMCE aproveita o momento também para alertar a população para que colabore na prevenção aos incêndios florestais. Durante o segundo semestre de cada ano, percebe-se um aumento considerável na incidência deste tipo de ocorrência. Na maioria dos casos, o próprio ser humano é o responsável por estes incêndios ao fazer queimadas indevidas e indiscriminadas, sem o devido cuidado de fazer aceiros. As condições climáticas acabam favorecendo que este incêndio fuja ao controle humano e atinja grandes proporções.
Apoio aéreo
A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) participou, neste domingo (18), do combate ao incêndio próximo a Ubajara e Freicheirinha, na Região da Ibiapaba, dando apoio às ações dos Bombeiros em solo. A operação foi realizada no final da tarde, com a captação de água em um açude a três minutos de voo do local da queimada. Antes do combate, foram observadas através da aeronave, com oficial do Corpo de Bombeiros a bordo, as melhores rotas para deslocamento das equipes de solo. Foram lançados quatro mil litros d’água, aproximadamente. Tendo o por do sol limitado a operação da aeronave. Foi a primeira missão real da aeronave modelo EC145 no combate a incêndio, com o equipamento canadense “bambi-bucekt”.
  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Bombeiros de Fortaleza reforçam combate a incêndio florestal na Ibiapaba Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação