Últimas
sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Greve paralisa 70% dos bancos no Ceará

A greve dos bancários chega nesta quinta-feira (15), ao décimo dia com 390 agências fechadas das 567 existentes no Estado. O número representa quase 70% de adesão e mais de sete mil bancários parados.
Na capital, das 262 agências existentes, 173 estão fechadas, enquanto que no Interior, das 305, 217 seguem paralisadas. O movimento tem 100% de adesão nos bancos públicos (BB, CEF e BNB) e segue crescendo a cada dia nos bancos privados.
“Queremos deixar claro que nossa paralisação não é contra a clientela e sim contra os banqueiros, que lucram absurdamente, mas na hora de negociar com os trabalhadores usam a desculpa da crise para tentar nos impor uma proposta rebaixada”, afirma Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará.
Segundo ele, a adesão crescente demonstra a indignação da categoria com as metas abusivas, com o assédio moral e principalmente, com a proposta de 5,5% oferecida pelos banqueiros que não repõe sequer a inflação do período.
A Fenaban não faz nova proposta há 20 dias. Após um mês de negociações com o Comando Nacional dos Bancários, no dia 25 de setembro apresentaram índice de reajuste para a categoria com perda real de 4% o que levou os trabalhadores a greve.
O Comando Nacional dos Bancários se reuniu na tarde da quarta, 14, em São Paulo, para avaliar os nove dias de greve. O balanço feito pelos dirigentes de todo o Brasil é que o movimento está melhor a cada dia, com apoio dos clientes e da opinião pública em geral.
Os representantes sindicais ainda reafirmaram que os bancários merecem aumento real, por serem responsáveis pelos altos lucros dos bancos. A expectativa dos trabalhadores é que, com o fortalecimento da greve, os banqueiros retomem a mesa de negociação com uma postura mais respeitosa.
Fonte: SEEB/CE com informações da Contraf
  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Greve paralisa 70% dos bancos no Ceará Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação