Últimas
terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Camilo se encontra com Dilma e assinará convênio para obras

O governador Camilo Santana (PT) acompanha, nesta terça-feira, às 16 horas, na cidade de Floresta, Pernambuco, ao lado da presidente Dilma Rousseff, a inauguração de uma estação elevatória da transposição do Rio São Francisco e receberá a notícia sobre o volume de recursos a serem destinados ao Ceará para obras de redes conectores entre o canal das águas e os municípios por anda passa o projeto.
Os recursos a serem anunciados pela presidente Dilma Rousseff somam R$ 285 milhões para municípios do Ceará, Paraíba e Pernambuco. O Governador Camilo Santana ainda não sabe o volume de recursos a serem transferidos para o Ceará.
Camilo tem sido firme na cobrança ao Governo Federal para as obras da transposição serem agilizadas e as águas do São Francisco chegarem ao Ceará no segundo semestre de 2016. Antes de ir à cidade de Floresta, Camilo participou da solenidade de promoção de 692 policiais militares e bombeiros militares em Juazeiro do Norte.
Dilma assinará, durante a solenidade em Floresta, o termo de cooperação com Pernambuco, Ceará e Paraíba, que libera o orçamento para a construção das redes conectoras de abastecimento das comunidades localizadas no entorno dos canais, no raio de 5km. Todos os projetos executivos de implantação dos sistemas estão prontos e serão o ponto de partida para viabilizar o uso da água no Semiárido nordestino.
Em Pernambuco, as obras custarão R$ 134 milhões e serão executados pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara) e pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O termo será assinado durante cerimônia de inauguração da segunda estação de bombeamento vertical (EBV-2) do Eixo Leste, em Floresta, Sertão do estado. “Ter esses projetos prontos é uma das condições para que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) possa conceder a Licença de Operação (LO), que libera o uso da água para tratamento e abastecimento por meio de sistemas ou carros-pipa, por exemplo”, explicou a coordenadora geral de projetos ambientais do Ministério da Integração Nacional, Elianeiva Odisio.
Segundo a coordenadora, a entrega da EBV-2 marca outro nível de complexidade exigido pelo Ibama para obtenção da licença, por atingir um trajeto de mais de 30 km de curso de água na obra e incluir, na faixa de canais, reservatórios, aquedutos e estações de bombeamento em testes efetivos. “Ainda não há prazo definido para quando a água estará à disposição de utilização, mas as condições para a licença estão sendo buscadas”, afirmou. Além dos projetos ambientais em andamento, foram realocadas as pessoas que estavam na área de implantação da obra. Para se ter ideia, são previstas 18 vilas para essas famílias, das quais 15 já foram entregues.
O Ibama libera o uso da água até seis meses após a solicitação do ministério, prevista para ser oficializada daqui a dois meses. Nesse período, a água que começa a ser bombeada hoje deve chegar até o reservatório de Mandantes, à beira da EBV-3, fechando mais de 30 quilômetros percorridos pela água somente no Eixo Leste. A inauguração da EBV-2 tem presença confirmada de mais de 25 prefeitos da região, além dos governadores Paulo Câmara (Pernambuco), Camilo Santana (Ceará) e Ricardo Coutinho (Paraíba), e do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.
O coordenador geral de acompanhamento de obras e fiscalização do Ministério da Integração, Frederico Meira, explica que as estações de bombeamento são megaestruturas responsáveis por impulsionar a água de um terreno mais baixo para outro mais alto, em grandes proporções.
Com informações da redação e do Jornal Diário de Pernambuco.
  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Camilo se encontra com Dilma e assinará convênio para obras Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação