Últimas
sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Caso de microcefalia é registrado em Boa Viagem

Uma mulher de 34 anos residente no município de Boa Viagem, no sertão central do Ceará, deu a luz a uma criança do sexo masculino apresentando microcefalia.
Segundo a secretária de saúde do município, a paciente foi transferida para o município de Canindé, e não existe comprovação de estar ligado ao zilka vírus, pois as amostras foram colhidas, porém o resultado somente deverá estar pronto em aproximadamente 15 dias.
De acordo com o site TV Boa Viagem, o bebê está sob cuidados médicos e será transferido para o hospital Albert Sabin, em Fortaleza.
Agora além do caso de Boa Viagem, a 8ª Célula Regional de Saúde de Quixadá (8ª CERES), que abrange a maioria dos municípios do Sertão Central do Ceará, tem pelo menos outro caso de microcefalia confirmado na cidade de Banabuiú.
CUIDADOS
Em vista do quadro, a Secretaria de Saúde do Ceará recomenda os seguintes cuidados:
  • Gestantes: utilização do repelente tópico, considerando a relação causal entre o Zika vírus e os casos de microcefalia diagnosticados no país. Estudos indicam que o uso tópico de repelentes a base de DEET por gestantes não apresenta riscos.
  • Repelentes ambientais: a utilização correta dos saneantes regularizados na ANVISA submete a população apenas aos riscos ambientais ocasionados pelo possível contato com as substâncias químicas presentes nas formulações. Cabe destacar que esses produtos não devem ser indicados ou utilizados diretamente em seres humanos, mas em superfícies inanimadas e/ou ambientes, seguindo sempre, com atenção, as orientações do fabricante.
  • É importante que as gestantes realizem um acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico.
  • Gestantes não devem consumir bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, não utilizar medicamentos sem orientação médica e evitar contato com pessoas com febre ou infecções.
  • A população deve adotar medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas. Gestantes devem usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.
  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Caso de microcefalia é registrado em Boa Viagem Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação