Últimas
sexta-feira, 4 de março de 2016

Eleição 2016: Cid e Ciro comandam arrancada do PDT

Os ex-governadores Cid e Ciro Gomes comandaram, na noite dessa quinta-feira, na sede do Náutico Atlético Cearense, no Bairro do Meireles, em Fortaleza, a arrancada de filiações para transformar o PDT no maior partido do Ceará. A sigla chega às vésperas das eleições de 2016 com mais de 70 prefeitos, 12 deputados estaduais, quatro deputados federais e mais de 300 vereadores.
O evento, com a presença do prefeito Roberto Cláudio, do presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho, do Ministro das Comunicações, André Figueiredo, e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, foi marcado pelo entusiasmo e, também, pelo lançamento da pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República em 2018. Figueiredo defendeu o nome de Ciro para o Palácio do Planalto. O vereador Salmito Filho destaca a experiência para presidir o País.
Antes das eleições de 2018, Cid e Ciro Gomes tem outra prioridade: consolidar as pré-candidaturas de vereadores e prefeitos. O cenário tem prioridades. A primeira de todas as prioridades é a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. O PDT quer reeleger o atual prefeito Roberto Cláudio em uma campanha que promete ser das mais acirradas.
A briga pela Prefeitura abre um novo conflito entre os irmãos Cid e Ciro Gomes e o PT comandado pela ex-prefeita Luizianne Lins. Cid e Luizianne estiveram juntos em 2008, mas, em 2012, romperam. Cid e Ciro elegeram Roberto Cláudio contra o candidato Elmano Freitas, apoiado pela então prefeita Luizianne.  Agora, o PT de Luizianne, de Elmano e Guimarães quer candidatura própria à Prefeitura e, com isso, oposição a Cid e Ciro.
Em 2016, na corrida pela Prefeitura de Fortaleza, há um componente diferente: o PT tem hoje o Governador Camilo Santana. Camilo, sem meias palavras, já comunicou a alguns petistas no Ceará, ao comando nacional do partido e a presidente Dilma Rousseff que estará no palanque com os irmãos Cid e Ciro em apoio à reeleição de Roberto Cláudio.
A reciprocidade dessa aliança será dada em outras cidades da Região Metropolitana de Fortaleza e do Interior do Estado. Cid, Ciro e Camilo constroem palanques para reeleger aliados ou garantir a conquista de Prefeituras estratégicas em grandes colégios eleitorais.
Em alguns municípios, como Sobral, por exemplo, não entra apenas o potencial de votos, mas, também, o sentimento. Cid e Ciro comandam o Município desde 1997 e não querem perder a Prefeitura hoje sobe a administração do petista Veveu Arruda.
BANCADAS
Com as novas filiações, o PDT comanda as cidades que representam mais de 60% dos votos dos cearenses. A sigla fica, também, com o maior número de deputados estaduais (Zezinho Albuquerque, Sérgio Aguiar, Ivo Gomes, Sineval Roque, Míriam Sobreira, Antonio Granja, Jeová Mota, José Sarto, Manoel Duca, Sineval Roque, Evandro Leitão e Ferreira Aragão). Jeová e Mirian ocupam hoje as Secretarias de Esporte e de Política Especial sobre Drogas.
São quatro deputados federais (Leônidas Cristino, Ariosto Holanda, Vicente Arruda e Antonio Balhmann). Balhmann está afastado da Câmara Federal e ocupa hoje a Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Estado. Em Fortaleza, o PDT tem agora a Presidência da Câmara Municipal com o vereador Salmito Filho.
  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Eleição 2016: Cid e Ciro comandam arrancada do PDT Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação