Últimas
sexta-feira, 1 de abril de 2016

Itapajé: Justiça afasta prefeito por 90 dias. e Vice assume

O prefeito de Itapajé, Ciro Mesquita da Silva Braga, e o ex-presidente da Câmara Municipal, vereador Idervaldo Rodrigues Rocha, foram afastados dos cargos por 90 dias pela desembargadora Lígia Andrade de Alencar Magalhães. Os dois foram denunciados por fraude em processo legislativo. Lígia determinou ainda a quebra de sigilo bancário e fiscal de Ciro e Idervaldo e a proibição de de ambos terem acesso ou frequentarem repartições públicas municipais pelo mesmo período. A medida é para evitar a destruição ou ocultação de provas. O vice-prefeito Kelsen Forte, do PSB, assumirá, nesta sexta-feira, às 17 horas, o comando político e administrativo do Município. Kelsen é sobrinho do deputado federal Danilo Forte e, após assumir a Prefeitura, pedirá auditoria em todos os contratos assinados pela administração de Ciro Braga.

O afastamento de Ciro e Idervaldo foi antecedido de uma série de investigações. A Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP) desencadeou, nesta quinta-feira (31), em Itapajé, a Operação “Pedra do Frade”. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Prefeitura e na Câmara Municipal. Ciro Mesquita da Silva Braga e Idervaldo Rodrigues Rocha são investigados de envolvimento em fraude de processo legislativo que tramitou em 2013, quando o vereador era, então, presidente da Câmara Municipal de Itapajé. Na época, foi alterado um projeto de lei para autorizar a locação de um galpão onde foi instalada uma indústria de calçados. Além disso, estão sendo averiguadas irregularidades na licitação para reforma do local.

O prefeito e o vereador de Itapajé poderão ser acusados dos crimes de falsificação de documento público, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informação, fraude em procedimento licitatório, extravio de documento e peculato. Participaram da operação, que contou com o apoio de policiais civis da Delegacia de Crimes contra a Administração e Finanças Públicas e de peritos forenses do Estado, os assessores da PROCAP, promotores de Justiça Breno Rangel, Deolinda Costa, Guilherme Lima, Régio Vasconcelos e Sérgio Peixoto, e os titulares da 1ª e da 2ª Promotorias da Comarca de Itapajé, respectivamente, Rodrigo Manso Damasceno e Valeska Catunda Bastos . Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério Público Estadual.



Ceará agora
  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Itapajé: Justiça afasta prefeito por 90 dias. e Vice assume Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação