Últimas
sábado, 18 de junho de 2016

Convênio com PF permitirá que guardas municipais utilizem armas de fogo

Boa Vista vai poder contar com mais um reforço na segurança pública e no combate à criminalidade. Isso porque nesta sexta-feira, 12, a prefeitura e a Polícia Federal assinaram um convênio que concede o porte de armas de fogo aos integrantes da Guarda Civil Municipal.

A assinatura do convênio teve a participação da prefeita Teresa Surita e do superintendente substituto regional da Polícia Federal em Roraima, Fernando Peres. Para a prefeita Teresa Surita, o convênio é um compromisso firmado com a Guarda Civil, como forma de valorizar a corporação e aumentar assim a segurança.

A Guarda trabalha na proteção da população, no patrulhamento preventivo, no desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência, em grandes eventos, na proteção de autoridades e em ações conjuntas com os demais órgãos de defesa civil.

“Desde que assumimos este mandato, temos nos esforçado em investir mais na segurança de nossa capital. E com a Guarda Civil Municipal isso tem sido bem notório. Por isso, assinamos este convênio com grande alegria, pois sabemos que estes homens e mulheres vão continuar exercendo suas atividades com mais seriedade”, disse.

O próximo passo será a elaboração de um plano de metas a ser apresentado à Polícia Federal, que inclui também a avaliação física e psicológica dos guardas civis para o porte de arma. Somente assim é que os GCMs poderão atuar com porte de armas.

Todo o processo será acompanhado de forma rígida pela Polícia Federal. Segundo Fernando Peres, a Guarda Civil Municipal demonstra estar preparada para assumir esta nova missão, porém, será preciso um empenho maior no dia a dia. “Queremos ver essa seriedade no momento do trabalho. Toda a postura dos GCMs será avaliada com rigor, aos moldes do que executamos em nossa própria instituição. Qualquer desvio de conduta será apurado e as devidas sanções serão aplicadas. Pois portar uma arma exige credibilidade e responsabilidade com a sociedade”, ressaltou.

O prazo de validade para o porte de armas será de cinco anos. Os guardas civis aprovados nos exames psicológicas e físicos terão carteira de identidade funcional identificando o porte de armas.

“Para nós é motivo de alegria, pois isso fortalece a Guarda e nos aumenta a sensação de missão a ser cumprida. Por isso, todos nós estamos empenhados para executar nossas atividades com destreza e afinco, em favor da população de Boa Vista”, afirmou o superintendente da Guarda Civil Municipal, inspetor Murilo Santos.

Fortalecimento da GCM – A prefeita Teresa Surita também apresentou os investimentos feitos ao longo desses três anos na instituição. A Prefeitura de Boa Vista investiu bastante para o aparelhamento da Guarda Civil Municipal. Hoje a instituição dispõe de 26 viaturas, 16 motocicletas, 01 microônibus de monitoramento e 25 bicicletas (para a Ciclo Patrulha). Também dispõe de 160 coletes à prova de balas; 41 rádios digitais; 30 laringofones; 50 pistolas Sparks (não letais).

O efetivo da Guarda Civil Municipal saltou de 169 para 329 em 2015, por conta do concurso público para a instituição. Por conta da aposentadoria de três pessoas, o efetivo atual é de 327 GCMs. Outros 80 concluíram o curso de formação e aguardam ser convocados.

Atualmente, a proporção em Boa Vista é de um guarda civil para cerca de 980 habitantes. Em outras capitais, a realidade é bem diferente. Em Rio Branco (AC), esse número é de um para 1.850 habitantes. E em Manaus (AM), é de um para 4.120 habitantes, aproximadamente.

“Nossa intenção é convocar os 80 alunos que concluíram o curso de formação, mas devido à crise financeira no país, isso ainda não foi possível. Mas, em comparação a outras capitais, Boa Vista está numa situação favorável em relação ao efetivo”, finalizou a prefeita.
  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Convênio com PF permitirá que guardas municipais utilizem armas de fogo Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação