Últimas
segunda-feira, 13 de junho de 2016

Tianguá conclui Programa Juventude em Ação em 2016

Tianguá é o segundo município cearense em que a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) conclui a implementação do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação em 2016. A programação festiva acontece nesta terça-feira (14), no Liceu de Tianguá José Ni Nogueira e na Escola de Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, com início prevista para as 9 e 14 horas, respectivamente.
Apresentações artísticas e entrega de prêmios e troféus às equipes vencedoras da gincana cultural estão incluídas na programação prevista para as duas escolas. Os estudantes beneficiados com o programa Juventude em Ação apresentarão todo o aprendizado adquirido sobre prevenção às drogas através de uma série de manifestações, além de fazerem relatos sobre a experiência preventiva idealizada pela SPD por meio do Sistema Integrado de Prevenção (SIP).
Os estudantes pretendem transformar o encerramento do programa Juventude em Ação em suas escolas em um momento único e especial em que expressarão o desejo de permanecer longe das drogas por meio de ações que revelam a sua criatividade e habilidades artísticas, a exemplo de danças, fotografias, cartazes, redações, histórias em quadrinho, ações voluntárias e outras. Ambas as cerimônias contarão com a presença de gestoras da SPD, além do corpo docente e discente dos estabelecimentos de ensino e representantes da comunidade.
O programa Juventude em Ação é desenvolvido em escolas públicas estaduais cearenses, tendo estudantes do ensino médio como público-alvo. Em 2016, serão beneficiados estabelecimentos de ensino de 17 localidades do interior do Estado e da capital, Fortaleza. Em Tianguá, foram selecionadas duas escolas. Um total de 1330 estudantes foram favorecidos.
Programa de prevenção às drogas genuinamente cearense, o Juventude em Ação constitui-se num conjunto de ações que inclui a aplicação do jogo ‘Na Trilha da Prevenção’ e culmina na realização de gincana cultural e exposição artística. A implantação do programa engloba, ainda, oficinas de capacitação e rodas de terapia comunitária com a participação de profissionais de educação, familiares e lideranças locais. Os benefícios do programa são multiplicados para além das escolas selecionadas graças à formação de grupos de adolescentes voluntários, capazes de aplicar o jogo ‘Na Trilha da Prevenção’ entre comunidades de zonas urbanas e rurais.
Com a realização do programa, a SPD visa a obter a redução gradativa e crescente do número de usuários de substâncias psicotrópicas, socializando conhecimentos científicos integrados à vida cotidiana dos jovens sobre as drogas e seus efeitos para a saúde. Além disso, busca fortalecer os laços familiares e comunitários.
O próximo município onde a SPD concluirá o programa Juventude em Ação em 2016 será Camocim, no litoral Oeste do Ceará. A programação acontece na quinta-feira, 16, no Liceu de Camocim e na EEEEP Monsenhor Expedito da Silveira. Nos dois estabelecimentos de ensino, 863 estudantes foram beneficiados.
COM SPD
  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Tianguá conclui Programa Juventude em Ação em 2016 Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação