Últimas
quinta-feira, 7 de julho de 2016

Ciro Gomes afirma recusar proposta de ser verdadeiro 'vice decorativo' de Lula

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) utilizou as redes sociais, nesta terça-feira (5), para tentar projetar uma importância que não tem recusando uma suposta proposta do PT para ser o vice do ex-presidente Lula nas Eleições de 2018.
A revista Época divulgou, no último sábado (2), que Ciro estava sendo sondado por petistas para ser vice na chapa de Lula em 2018 e, em troca, o partido o apoiaria em 2022. Não sabe, até o presente momento, qual seria o benefício que Ciro traria à campanha petista.
Em 2002 e 2006, com Lula encabeçando a chapa, o PT tinha o empresário e ex-senador José Alencar como vice. Alencar era um nome que atraía a confiança do empresariado e trazia votos de Minas Gerais, onde o PSDB era forte.
Já em 2010 e 2014, o PT articulou o atual presidente interino Michel Temer (PMDB), forte liderança no PMDB, maior partido no Congresso Nacional, e, mais uma vez, um nome que agrada ao setor empresarial.
Como vice, Ciro não pode oferecer nem mesmo a bancada cearense, visto que, na votação do impeachment na Câmara dos Deputados, apenas 13 dos 22 deputados votaram a favor da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).
Os votos que Ciro oferece, dentro e fora do Senado, são votos do Ceará, estado em que o PT já domina eleitoralmente. O único motivo que poderia justificar o nome de Ciro como vice seria o de eleger, desta vez, um verdadeiro "vice decorativo", incapaz de levar 2/3 do Congresso Nacional ao impeachment do presidente.
Pré-candidatura
Ciro é pré-candidato à presidência em 2018 pelo PDT e tenta emplacar o nome como um opção à esquerda. Mas, além de de ter um histórico político longe da esquerda, terá de disputar votos com Lula, que lidera, mesmo envolvido em inúmeros escândalos, todos os cenários de disputa pela presidência.
"Ciro apoiou Lula em 2002 e 2006
Ciro apoiou Dilma em 2010 e 2014
O governador do Ceará é do PT com apoio de Ciro. O Prefeito de Sobral é do PT com apoio de Ciro.
Ciro ficou contra um golpe.
Aí vem um grupo de petistas tentar convencer Ciro a ser vice do Lula em 2018...Aí depois o Ciro manda esses cara lá pra aquele lugar...E vão dizer que ele é esquentado..." (postado às 18h34)

  • Comentar com o Google +
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.

Item Reviewed: Ciro Gomes afirma recusar proposta de ser verdadeiro 'vice decorativo' de Lula Rating: 5 Reviewed By: Sistema F5 Ceará de Comunicação